Traduções Crédulas: Filipenses 1:29 por Richard Coords

Padrão

Continuando a Bíblia Comentada por Coords, mais um trecho, dessa vez um tiquinho mais curto: Filipenses 1:29.

Filipenses 1:29

Filipenses 1:27-30 (veja também At 11:18; 2Tm 2:25)

27 Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho;

28 e que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso da parte de Deus;

29 pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele,

30 tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis que está em mim.

{Filipenses 1:27-30}

17 Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus?

18 Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida.

{Atos 11:17-18}

24 e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente;

25 corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,

26 e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus.

{2Timóteo 2:24-26}

Calvinistas enxergam graça irresistível. Mas, como, afinal? Aonde? Em vez disso, o conceito de Deus concedendo o privilégio de crer nEle (pelo menos em parte, porque há também a porção acerca do sofrimento), é reminiscente de Deus concedendo arrependimento aos gentios (At 11:17-18) e Deus concedendo arrependimento àqueles em oposição (2Tm 2:24-26).

João Calvino comenta: “Aqui Paulo claramente testifica que , bem como constância em suportar perseguições, é um dom gratuito de Deus” (Calvin’s New Testament Commentaries: Galatians, Ephesians, Philippians and Colossians, p.243, ênfase minha).

Na realidade, fé é recebida de ouvir o Evangelho (Rm 10:17). Uma maneira de melhor entender isto é ver mediante as lentes de Deus lhes trazer a mensagem do “Evangelho de Cristo” detal forma que eles possam crer nele, e ser salvos, e ainda mais, servir a Deus ao longo de tribulações causadas por aqueles em oposição. Esta parece ser uma interpretação mais razoável que aquela importada do sistema TULIP com a graça irresistível.

Laurence Vance comenta: “O verso em Filipenses é citado por calvinistas quando procurando provar que a fé é um dom de Deus para seus ‘eleitos’ a fim de que eles possam ter sua depravação total superada pela graça irresistível. Mas desde que nem todos os cristãos ‘padecem por ele’, uma graça irresistível não pode estar em vista” (The Other Side of Calvinism, p.344).

META

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s