Traduções Crédulas: A Fundação da Eleição Corporativa por JCFreak

Padrão

Mais uma para a conta da eleição corporativa! Aqui é simples: Martin Glynn associa o panorama do AT para definir a eleição, e com isso formar a base para a mesma no NT.

A Fundação da Eleição Corporativa

Em muitos lugares na Bíblia somos descritos como eleitos de Deus, ou escolhidos de Deus. O que isto significa? Como Deus nos escolhe? Existe um par de respostas diferentes para isto, mas aquela que eu tenho me convencido é chamada “eleição corporativa”.

O primeiro princípio para entender-se eleição que eu uso é que ela precisa ser assentada no AT. O NT não desenvolve muito a ideia de eleição, Romanos lida com o tópico com mais profundidade, e mesmo ela é apoiada na teologia e citações do AT. Além disso, minha hermenêutica básica é entender o NT a partir de uma cosmovisão construída do AT. Então vamos começar aonde a Bíblia começa: o AT.

Não é muito difícil para o OT lidar com o tópico de eleição extensivamente, porém, a maioria das traduções não usa a palavra ‘eleito’ ou suas derivadas. Em vez disso elas usualmente usam a família da palavra ‘escolhido’, mas as duas palavras têm o mesmo significado. De fato, a grupo de palavras no hebraico para ‘bachar’, que é geralmente traduzida como ‘escolhidos’, sempre foi traduzida como ‘eklektos’ na antiga bíblia judaica grega, a Septuaginta[*], e ‘eklektos’ é a palavra traduzida como ‘eleitos’ no NT.

Um bom lugar para começar é Dt 14:2:

Porque és povo santo ao Senhor teu Deus, e o Senhor te escolheu para lhe seres o seu próprio povo, acima de todos os povos que há sobre a face da terra.{Dt 14:2}

É bastante claro que a visão de eleição do Antigo Testamento é corporativa: Deus escolhe um grupo de pessoas, uma nação particular constituída dos descendentes de Abraão, para ser Seu representante para o mundo. É importante entender que pertencer a Deus para os antigos israelitas era uma realidade soteriológica. Porém, ser eleito não é o mesmo que ser salvo. Ser um dos eleitos de Deus também significa que você tem uma responsabilidade à aliança de Deus, e que você O representa para o mundo. O mote que melhor define a realidade de um israelita era “a quem muito é dado, muito é esperado”.

Quando chegamos ao Novo Testamento, encontramos muito pouco material sobre o que eleição significa. O termo “eklektos” é usado 23 vezes, mas muito raramente este conceito é realmente descrito. Em vez disso, é assumido como conhecido pelos leitores, o que também sugere que os escritores do NT estavam operando dentro do paradigma conhecido do AT (chocante, eu sei). Então se a linguagem é semelhante então nós entendemos que ser eleito não quer dizer que alguém é escolhido para ser salvo, mas que alguém é oqrte do povo de Deus: uma nação santa para representar Deus para o mundo.

Nós vemos disso, por exemplo no livro de Efésios que enfatiza a unificação dos judeus com os gentios formando novo povo. Isto também é prevalente no livro de João, onde Jesus geralmente está falando sobre o guiar do povo de Deus até Ele (por exemplo, isto é tudo sobre o que João 6 trata).

Isto não quer dizer que a eleição não é soteriológica em natureza. Nós fomos criados para ser os representantes de Deus na terra, e o objetivo da salvação é retornar ao nosso propósito original. Portanto nós somos salvos para este propósito também.

Adicionalmente, nós somos salvos por nossa eleição também, pois somos eleitos pelo mesmo objeto que somos salvos: Cristo. Como o processo de salvação é conectado ao da eleição é o que nós veremos na próxima semana.


*A Septuaginta, ou LXX, é importante ser notada aqui, já que é a versão do AT que os esscritores do NT usaram. Então se os escritores do NT estão usando o termo ‘eklektos’, você pode ter certeza que eles tinham o uso da LXX em mente pelo menos.

META

Autor: Martin Glynn, vulgo JCFreak

Site: http://jcfreak73.blogspot.com

Título Original: The Foundation of Corporate Election

Fonte: http://jcfreak73.blogspot.com/2012/04/foundation-of-corporate-election.html

Tradução: Credulo from this WordPress Blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s