Traduções Crédulas: Como Funciona a Eleição Corporativa por JCFreak

Padrão

Pois bem, já faz quase dois anos que estou com esta tradução engavetada! Este é um post de uma série meio perdida do JCFreak, sobre eleição corporativa. Entenda estes como sendo uma introdução light ao tema.

Como Funciona a Eleição Corporativa

Como eu discuti na última semana, a ideia da eleição corporativa é que Deus escolhe um grupo de pessoas, em oposição a Deus escolher diretamente as pessoas individualmente. Porém, uma pessoa individual que é parte do povo escolhido de Deus pode ainda ser considerada eleita. Eu vou adentrar um pouquinho nisso. Primeiro, eu quero falar como Deus forma Seu povo.

Baresh*

Vamos começar do começo. O povo de Deus primeiro formou-se em volta da pessoa de Abraão. Deus lhe disse, “Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção” (Gn 12:2). É importante notar que Deus escolheu o grupo antes de haver grupo. De fato, o grupo não é formado baseado no mérito dos indivíduos dentro do grupo, mas baseado em seu relacionamento com Abraão.

Abraão é o que chamamos de cabeça corporativa. A cabeça corporativa é escolhida para para ser a pessoa mediante quem o grupo é definido. Portanto, o povo escolhido de Deus são os verdadeiros descendentes de Abraão.

A ideia de “verdadeiros descendentes” é tratada em mais detalhes nos profetas e é um maior tema no NT, em especial João, Romanos e Efésios. Mas nós vemos isto bastante claramente mesmo no comecinho, pois os abraamitas são imediatamente reduzidos para os isaquitas, e depois para os israelitas. De fato é esse processo de redução que está sendo referenciado em Rm 9:6b-13.

A primazia de Cristo

É este mesmo processo que está ativo em Cristo. Jesus preenche o AT sendo o filho definitivo de Abraão, tal que aqueles que são verdadeiros filhos de Abraão se tornam para Cristo. Portanto Cristo se tornou o verdadeiro cabeça do povo escolhido de Deus. Assim como Deus escolheu aqueles que foram nascidos pela semente de Abraão, Deus escolheu aqueles que renasceram pela semente de Cristo. Assim como os judeus foram escolhidos por estar em Israel, agora nós somos escolhidos por estar em Cristo.

É importante notar que nossa eleição não está baseada em nós. Não é nosso poder, capacidade, ou mesmo vontade que nos salva. É Cristo. Cristo é o escolhido, e nós só somos escolhidos por causa de nossa ligação a Ele. É por isto que pela fé somos salvos, porque é pela fé que somos unidos a Cristo.

Verdadeira fé não é aceitação intelectual. É um comprometimento relacional e confiança, isto é, fidelidade. Eu creio na gravidade; eu tenho fé na minha esposa. E bem como a fé une minha esposa e eu, assim fé nos une a Cristo. E assim como a família de Noé foi salva pela eleição divina de Noé, nós seremos salvos porque Deus O escolheu.

Nosso Lugar em Cristo

Então, se Deus escolheu o grupo, quer dizer que eu não sou escolhido? É claro que eu sou escolhido, porque eu sou um dos escolhidos. Qualquer qualidade do grupo se estende ao indivíduo, e o indivíduo soma ao todo.

O conceito de eleição corporativa é um conceito nacional. Nós somos parte do reino de Deus, e o reino de Deus é uma nação. Sendo cristão, nós pertencemos à nação de Cristo, que é uma monarquia comandada por Cristo. Individualmente nós somos cidadãos desta nação. Nós não tememos usar tal linguagem corporativa quando falamos sobre sermos americanos, mas por alguma razão nós somos desconfiados ao usar esta linguagem quando falamos sobre sermos cristãos.

A nação de Cristo é nossa casa. A Bíblia nos descreve como sendo embaixadores, o que quer dizer que nós não somos verdadeiramente americanos. Nós somos no sentido que temos uma dupla cidadania, mas nossa verdadeira casa é em Cristo, e nosso verdadeiro destino é ligado ao reino de Cristo. Cabe a nós vivê-lo.


‘[*] A primeira palavra na Bíblia é “Bareshit”, que é a forma constructa de “Baresh”, que pode significar “No princípio” ou “Na cabeça”. Eu pretendia um trocadilho aqui

METAAutor: JcFreak

Site: http://jcfreak73.blogspot.com.br

Título Original: How Corporate Election Works

Fonte: http://jcfreak73.blogspot.com.br/2012/04/how-coporate-election-works.html

Tradução: Credulo from this WordPress Blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s