Traduções Crédulas: O Livro da Vida do Cordeiro: Quem Está Dentro, Quem Está Fora? – Parte II de IV

Padrão

O Livro da Vida do Cordeiro: Quem Está Dentro, Quem Está Fora? – Parte II de IV

O que o texto não diz? Nem 13:8 nem qualquer outra referência ao livro estabelece o fator decisivo sobre como os nomes vêm a estar no livro. Calvinistas tratam a passagem como se ela estabelecesse o fator determinante, que é a determinação de Deus em eleger alguns para salvação, e portanto registrar seus nomes; porém, ela não o faz.

Ela nos diz que os nomes foram gravados antes da fundação do mundo, e nenhum destes nomes será removido (Rv 3:5). Isto não nos diz por que alguns nomes foram postos no livro e outros não. Portanto, do texto somente, nós só podemos derivar certeza mas não causalidade, e segurança mas não processo seletivo. Para confirmar, a passagem nada nos fala acerca de como o nome de uma pessoa está nele apesar da certeza de os calvinistas de que isto é devido aos propósitos eletivos monergísticos de Deus. Deve-se deixar a passagem dizer o que ela diz, e mais nada, e então olhar em outros lugares para estabelecer o determinante para os nomes serem inseridos ou excluídos do livro.

Adicionalmente, estes tipos de versos que mencionam o passado eterno, eleição, predestinação etc. levam a ser reflexivamente imbuídas com o calvinismo de tal forma que o texto parece realmente reforçar esta crença e aqui parece não haver outra resposta bíblica plausível. Como em todas as passagens deste gênero, a simples afirmação deste verso bem como a de outros versos relevantes precisa ser levada em conta. Duas passagens, uma do início da empreitada missionária da igreja e uma que fala diretamente da época da besta, encapsulam a grande verdade do que determina se um nome está ou não no livro da vida.

Paulo diz “9 a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira,
10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos” (2Ts 2:9-10). O iníquo, i.e. a besta ou anticristo, opera falsos sinais e incontáveis enganos durante a tribulação, e aqueles que ele engana perecem – vão para o inferno. Note que o verso 10 afirma que a razão para eles sucumbirem ao engano e portanto perecerem é porque não receberam o amor da verdade para que fossem salvos. Agora, de uma leitura simples do verso, sua culpa não é por não terem sido inscritos no livro, mas em vez disso eles não foram inscritos no livro porque se recusaram a crer na verdade do evangelho para salvação.

Uma leitura imparcial desta passagem indica claramente que eles poderiam ter aceitado o amor da verdade e serem salvos, e portanto sua rejeição é o único determinante de seu nome ter sido excluído da salvação e não ter sido gravado no livro da vida. Portanto, nomes estão no livro da vida do Cordeiro porque Deus sabia que eles receberiam o amor da verdade pela fé habilitada pela graça.

Deus sabia que eles receberiam o amor da verdade pela fé habilitada pela graça. Obviamente, eu estou rejeitando o ubíquo coro do calvinismo; claro, eles não receberam o amor da verdade porque não foram eleitos, e esta é a única coisa que os não-eleitos podem fazer. Este entendimento é derivado do calvinismo, e não do texto.

A segunda passagem é a de Atos 13, que descreve a primeira jornada missionária onde Barnabás e Paulo foram enviados da igreja em Antioquia (versos 1-3) e então foram a Perge, e chegaram em Antioquia da Pisídia. Ali eles entraram a sinagoga no Sabbath e pregaram acerca de Cristo desde as promessas feitas aos seus pais até o cumprimento feito em Cristo (versos 14-41). A mensagem concluída com as seguintes palavras,

38 Ficai sabendo, irmãos, que por seu intermédio é que vos é anunciada a remissão dos pecados. A justificação completa que não pudestes obter pela Lei de Moisés,

39 obtê-la-á por meio dele todo aquele que crê.

40 Tende, pois, cautela, para que vos não aconteça o que se diz nos profetas:

41 Olhai, vós, os desdenhosos,

admirai-vos e desaparecei!

Porque Eu vou fazer uma obra em vossos dias,

obra em que não acreditaríeis,

se alguém vo-la contasse.»

{Atos 13:38-41} – itálico acrescido

Ler ou ouvir tal proclamação sem o filtro do calvinismo, claramente vemos que Cristo coloca uma real escolha diante dos ouvintes. Primeiro, o vós a quem ele fala é o mesmo vós a quem o perdão dos pecados é proclamado e ofertado, o que implica que todos podem crer. Isto é visto justamente nas palavras simples e também no alerta “Tende, pois, cautela”. Baseado na oferta de perdão para vós, cada um de vós precisa agir tal que o julgamento não venha sobre vós. O julgamento predito é evitado ou incorrido baseado em se eles atentarão ou não a mensagem para receber o perdão dos pecados. Não é que eles não possam crer devido ao julgamento, mas em vez disso eles são julgados se não ouvirem o alerta e receber salvação de Cristo.

Portanto, em ambas as instâncias, bem como ao longo da Escritura, seu julgamento foi devido à rejeição de um perdão genuinamente ofertado em vez de alguma anotação secreta eletiva de seus nomes em um livro; além disso, seus nomes estão seguramente no livro garantindo sua salvação em vez de causando-a. Lembre-se, Deus sempre soube aqueles que certamente exerceriam fé habilitada pela graça e portanto anotou seus nomes no “livro da vida” na eternidade passada. A oferta de salvação por parte de Deus é incondicional, mas Ele soberanamente fez a fé hamilitada pela graça a condição para receber a salvação e portanto ter seu nome inscrito no livro da vida (Jo 1:12). Infelizmente, calvinistas confundem certeza e causalidade.

META

Autor: Ronnie Rogers, Site: http://sbctoday.com/2012/07/19/the-lamb%E2%80%99s-book-of-life-who%E2%80%99s-in-and-who%E2%80%99s-out-by-ronnie-rogers-%E2%80%93-part-2-of-4/

Título Original: The Lamb’s Book of Life: Who’s In and Who’s Out?- Part 2 of 4

Fonte: http://sbctoday.com/2012/07/20/the-lamb%E2%80%99s-book-of-life-who%E2%80%99s-in-and-who%E2%80%99s-out-by-ronnie-rogers-%E2%80%93-part-2-of-4-2/

Tradução: Credulo from this WordPress Blog

Um comentário sobre “Traduções Crédulas: O Livro da Vida do Cordeiro: Quem Está Dentro, Quem Está Fora? – Parte II de IV

  1. Pingback: Traduções Crédulas: O Livro da Vida por Ronnie Rogers (INDEX) | credulo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s