Traduções Crédulas: O Livro da Vida do Cordeiro – Quem Está Dentro? Quem Está Fora?

Padrão

O Livro da Vida do Cordeiro: Quem Está Dentro, Quem Está Fora? – Parte I de IV

Este título é do capítulo 16 do livro do Pastor Ronnie Rogers, “Reflections of a Disenchanted Calvinist”. Obviamente, o assunto é eleição. O autor permitiu a SBCToday postar o capítulo todo. Com umas 4.000 palavras, o capítulo aparecerá em quatro fascículos. Este é o primeiro.

Eu afirmo que o Livro da Vida do Cordeiro contém todos os nomes daqueles que já foram ou ainda serão salvos. Eu afirmo também que os nomes foram escritos no livro desde a eternidade passada (Rv 13:8). Eu ainda afirmo que aqueles no livro ali estão devido a exercerem a fé habilitada pela graçapara salvação e poderia ter feito de outra forma, e aqueles fora do livro poderiam estar ali exercendo fé habilitada pela graça.

Os meios desta habilitação da graça incluem mas não estão limitados a: convicção do Santo Espírito (Jo 16:7-11), obra do Santo Espírito (Hb 6:1-6), bom solo (Mt 13:1-23), e o poder do Evangelho (Rm 1:16). Além disso, eu afirmo que o homem, devido a estas graciosas provisões e obras de Deus, pdoe escolher buscar Deus, assim como os bereanos, dos quais se diz que devido eles terem estudado a Escritura, muitos deles creram (At 17:12). Adicionalmente, ninguém pode vir a Deus sem Deus trazer (Jo 6:44), e que Deus está trazendo todos os homens (Jo 12:32). A mesma palavra grega para trazer, helkuw, é usada em ambos os versos. “Aproximadamente 115 passagens condicionam salvação ao crer somente, e por volta de 35 à fé simplesmente”[i]. Outras habilitações da graça podem incluir obras providenciais em outras pessoas, situações, e tempo ou circunstâncias que são parte de uma graça para prover o momento ótimo para um indivíduo escolher seguir Cristo.

Eu desafirmo que o livro contenha os nomes daqueles que Deus elegeu salvar mediante regeneração monergística e que aqueles que não estão no livro são os que Ele elegeu para voluntariamente abandonar. Eu desafirmo que “o livro da vida é sinônimo da lista daqueles que são eleitos e predestinados para vida eterna”[ii]. Eu também desafirmo que exercer fé habilitada pela graça é de alguma forma meritório. Eu adicionalmente desafirmo que fé é obra e que não é requerida antes da regeneração e justificação (Rm 3:27-28, :5). Paulo diz “Portanto, é pela fé, para que seja pela graça; a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós” (Rm 4:16. Veja também Rm 10:3-5). Portanto, a declaração de Paulo que fé é de acordo com a graça está em franco contraste com os pronunciamentos de muitos calvinistas que fé é obra. Portanto, sendo de acordo com a graça, ela não é de forma alguma obra meritória.

Todos concordam que o “livro da vida” contém os nomes dos redimidos; a discórdia concerne o que determina se o nome é gravado no livro. O que se segue é para clarificar o que calvinistas querem dizer quando se referem ao livro, e o que eu, junto com outros não-calvinistas, quero dizer. Eu irei interagir com dois calvinistas olhando Rv 13:8 sob as seguintes áreas: O que o texto diz? O que os calvinistas dizem? O que o texto não diz? Por que o duplipensar? E quanto aos espantalhos?

O que o texto diz? Falando sobre o período da tribulação e daqueles que adorarão a besta (anticristo) João diz “E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. Este livro é especificamente referenciado seis vezes em Revelação. Ele é chamado “o livro da vida” (3:5, 17:8, 20:12,15), “o livro da vida do cordeiro” (21:27) e na passagem passada é chamado “o livro da vida do cordeiro que foi morto”[iii]. Nenhuma das ocorrências explicita o que determina se alguém é excluso ou incluso no livro.

O que calvinistas dizem? Calvinistas veem o livro como um registro dos nomes daqueles que Deus incondicionalmente selecionou para salvar mediante regeneração monergística. John MacArthur afirma “o livro da vida pertencente ao Cordeiro, o Senhor Jesus, é o registro no qual Deus inscreveu os nomes daqueles escolhidos para salvação antes da fundação do mundo”[iv] (itálico adicionado). Agora é importante notar que os eleitos não são aqueles que recebem de Deus o dom da salvação mediante fé, mas aqueles “escolhidos para salvação”.

John Piper reporta “o ‘livro da vida’ é uma lista de todos os eleitos que Deus escolheu antes da fundação do mundo. Ser escrito nele é estar seguro no amor eletivo soberano de Deus … Eu argumentei de Rv 17:8 que os nomes são escritos no livro da vida ‘antes da fundação do mundo’ e que isto representa a eleição livre e incondicional antes de termos nascido ou de termos feito qualquer coisa para merecer a bênção de Deus”[v]. No mesmo artigo ele diz “No Novo Testamento o livro da vida é sinônimo da lista daqueles que são eleitos e predestinados para a vida eterna”[vi].

Ambos têm concluído que o livro contém os nomes daqueles que Deus “incondicionalmente” elegeu para salvação à parte da fé. Apesar de o calvinismo ensinar que fé é requerida para completar o processo de salvação, ela enfaticamente não é condição para receber salvação ou ser escrito no livro da vida. Na realidade, calvinistas creem que Deus escreveu os nomes dos eleitos no livro, e então Jesus morreu pelos seus pecados. O evangelho eficazmente os chama à salvação, um chamado que eles não podem responder exceto se Deus monergisticamente os regenerar; somente então eles são feitos tal que possam livremente exercer fé em Cristo, o que eles farão porque não podem descrer. Para atestar, o livro anota os eleitos de Deus, ainda que à parte de crer, escolher etc.


[i] Chafer, Systematic Theology, vol. VII, 273-274.

[ii] http://www.desiringgod.org/resource-library/taste-see-articles/late-night-meditations-on-the-book-of-life Acessado 9/4/11

[iii] Algo semelhante é referenciado no Antigo Testamento (Ex 32:32ff; Sl 69:28) e no Novo Testamento (Lc 10:20).

[iv]John MacArthur, Revelation 12-22, 50 (Chicago, Ill.: Moody Press, 2000).

[v] http://www.desiringgod.org/resource-library/taste-see-articles/late-night-meditations-on-the-book-of-life Acessado 9/4/11

[vi] Ibid.

META

Autor: Ronnie Rogers, Site: http://sbctoday.com/2012/07/18/8942/

Título Original: The Lamb’s Book of Life: Who’s In and Who’s Out?- Part 1 of 4

Fonte: http://sbctoday.com/2012/07/18/8942/

Tradução: Credulo from this WordPress Blog

Um comentário sobre “Traduções Crédulas: O Livro da Vida do Cordeiro – Quem Está Dentro? Quem Está Fora?

  1. Pingback: Traduções Crédulas: O Livro da Vida por Ronnie Rogers (INDEX) | credulo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s