Traduções Crédulas: Efésios 1 por Joshua Ratliff (Eleição Corporativa em Efésios 1:3-4)

Padrão

Eleição Corporativa em Efésios 1:3-4

Efésios 1:3-4 é, sem dúvida, uma passagem acaloradamente debatida sobre o assunto de eleição. Têm sido desde muito tempo a alegação da escola calvinista de pensamento que os versos 3-4 se referem à eleição incondicional individual de crentes cristãos[1]. É inferido que Deus fez uma escolha pré-temporal de indivíduos particulares para serem salvos baseada unicamente em Sua boa vontade sem o cumprimento pela parte deles de qualquer condição que seja (i.e. escolha de crer em Cristo). Desta inferência, não existe espaço para a possibilidade de um indivíduo ter escolha genuína na salvação de sua alma. Então, a ideia que Deus salva alguém baseado na condição de sua fé em Cristo é contradita pela sua visão calvinista.

Claro, a visão da eleição incondicional nunca terá lugar para aqueles que discordam da teologia do calvinismo, e certamente não se encaixa bem com arminianos que afirmam escolha humana genuína na salvação bem como segurança condicional (i.e. Deus salva o homem que escolhe se arrepender e crer e sua glorificação é contingente ao seu permanecer na fé)[2]. Têm existido geralmente duas maneiras que os arminianos têm lidado com passagens como Efésios, que tratam de uma eleição pré-temporal. Primeiro, arminianos clássicos têm argumentado que Deus elege, ou escolhe, crentes pré-temporalmente baseado em Sua presciência de nossa escolha em se arrepender e crer[3]. Com esta visão, Deus é visto como tendo conhecimento passivo de nossa futura crença. Muitos calvinistas têm tido fortes objeções a esta visão baseada na ideia que a presciência de Deus deveria ser vista como um processo mais ativo em que Deus escolhe nos conhecer em relacionamento íntimo[4]. Porém, outros arminianos têm escolhido uma linha de argumentação diferente contra o entendimento calvinista clássico. Eles postulam que a eleição em Efésios 1:3-4 concerne a eleição de um corpo corporativo de crentes em Cristo. Não é uma eleição do indivíduo, mas em vez disso uma eleição do corpo que todos os que crerão em Jesus Cristo para salvação podem fazer parte. Com esta visão, Cristo é apresentado como fundação da eleição da igreja em Efésios 1:3-4, e como o objeto de eleição em 1Pedro 2:6. Como a igreja é o corpo de Cristo (1Co 12:27), a eleição de Cristo inclui a eleição de seu corpo. Então, existe forte conexão entre a eleição da igreja e a eleição de Cristo[5].

A última posição será defendida e argumentada neste paper. Tomando Efésios 1:3-4 como nosso ponto inicial, eleição corporativa pode ser mostrada como o correto entendimento da passagem mediante os seguintes meios: 1) Primeiro, atenção especial à linguagem corporativa eclesiástica presente nestes versos (i.e. o que significa o ἐν Χριστῷ) bem como seu uso ao longo da epístola[6]. 2) Então, por um entendimento apropriado da frase no verso 4, “ele nos escolheu nele” (ἐξελέξατο ἡμᾶς ἐν αὐτῷ)…[7], podemos demonstrar que isto se refere à eleição pré-temporal de Cristo, não de indivíduos. “Nós” (ἡμᾶς) neste verso refere-se ao corpo corporativo, e nós encontraremos a mesma linguagem corporativa enquanto comparamos outras Escrituras sobre eleição, aonde o único indivíduo referenciado na eleição é Cristo (1Pe 2:4-9). 3) Terceiro, veremos que eleição corporativa é verdadeira porque a doutrina da apostasia, do ponto de vita arminiano, é verdadeira. Esta faceta do argumento se hasteia em Efésios 1:4, e pode ser demonstrado que o destino do corpo corporativo de Deus, ser “santo e sem culpa (ἁγίους καὶ ἀμώμους)” ao final é certa somente para o corpo corporativo e não para o indivíduo.


Anúncios

Um comentário sobre “Traduções Crédulas: Efésios 1 por Joshua Ratliff (Eleição Corporativa em Efésios 1:3-4)

  1. Pingback: Traduções Crédulas: Efésios 1 por Joshua Ratliff (INDEX) | credulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s