Traduções Crédulas: Deus e o Mal por Christian ThinkTank

Padrão

Eis que eu, pesquisando sobre textos bíblicos desnecessariamente polêmicos por causa de gente que curte uma SSE (não é o formato de instrução para aqrquiteturas SIMD, mas sim Extremistas do Sola Scriptura), eis que me deparo com um texto de um blog que me encheu os ohos

 

 

Boa Questão…

…Sobre o que é “mal” e Deus faz o mal?

Glen Miller, from Christian ThinkTank

Tradução: Credulo from this WordPress Blog

Fonte: Good Question … on what is “evil”, and did God make evil?’

 

Eu recentemente peguei esta questão bem comum…

  1. O que é mal?
  2. Deus fez todas as coisas, certo? Ele fez o mal.

[NOTA: esta é a resposta mais curta que vocês encontrarão em todo o Tank! O escritor pediu uma resposta bem curtinha. Divirta-se enquanto pode… (risinho)]

Eu respondi:

  1. Mal é… intenções e atos intencionais (ambos sendo ‘atos’ ou ‘eventos pessoalmente dirigidos’ e não ‘coisas’) de agentes inteligentes, que violam os princípios derivados de Deus do amor, justiça, ou lealdade.
  2. Não, ‘atos’ e ‘eventos’ não são ‘feitos’ — eles são ‘efetuados'[NT1]. Deus fez e criou ‘coisas’ e ‘agentes’, não seus ‘atos’ ou ‘eventos’… Ele ‘efetua’ seus próprios ‘atos’ (claro), mas outros agentes ‘efetuam’ seus próprios ‘atos’. Então Deus não ‘faz o mal’ (a frase é sem significado e sentido) 

EU BEM QUE AVISEI que era curtinha…

[Existem, é claro, outros aspectos deste assunto, que eu abordarei em um futuro artigo sobre “Por que Deus não para o processo, se Ele sabe que o processo vai acabar desta forma?””. E existem alguns pequeninos problemas com minha definição de mal. Mas, tirando isso, o acima deve provavelmente se manter debaixo de um par de níveis de escrutínio detido…]

Notas do Tradutor

NT1 – É nessas horas que é ruim ser tradutor amador. As palavras são ‘made’ e ‘done’. Eu sei a conotação de ambas: uma de ‘criação’ e outra de ‘finalização’. Mas ambas são traduzidas como ‘fazer’. Aí tive que apelar aqui…


Deixe um comentário

