Traduções Católicas: Como Pode Isaque Expiar os Pecados de Abraão?

Padrão

Mais uma contra teorias de expiação penal! Aqui, o foco é o famoso sacrifício de Abraão. Bem, o esquema já deve ser conhecido de vós: demonstrar que o dito sacrifício não tem nem pode ter conotação penal. Mas este é um trecho importante, pois se relaciona com a expiação de Jesus Cristo.

Como Pode Isaque Expiar os Pecados de Abraão? — Mais Problemas com a Substituição Penal

por CatholicNick

Tradução: Credulo from this WordPress Blog

Fonte: How could Isaac atone for the sins of Abraham? – More Problems with Penal Substitution

Um protestante com quem estive conversando trouxe Gênesis 22 como um exemplo de Substituição Penal, aonde em vez de Abraão sacrificar seu filho Isaque, um cordeiro foi sacrificado em seu lugar. Fiquei chocado que ele usasse tal exemplo, pois há sérios erros no argumento. Então eu notei que esta é uma grande prova contra a doutrina da Substituição Penal, então eu decidi compartilhar meus pensamentos.

Primeiro de tudo, Abraão já fora justificado no tempo que Gn 22 aconteceu, então sugerir que Abraão tinha que expiar seus pecados apesar de já ter sido justificado é uma flagrante contradição na teologia protestante. De fato, protestantes são firmes em que Tg 2:21-24 (falando de Gn 22:13) está falando da vindicação/confirmação de Abraão, não da sua justificação, portanto seu sacrifício não poderia ser de natureza penal-substitutiva. Segundo, este argumento sugeriria que Isaque poderia agir como substituto dos pecados de Abraão em primeiro lugar, o que é impossível porque Isaque era um pecador (e Sacrifícios devem ser puros).

Então, se a situação não era de substituição penal, isto significa que sacrifícios envolvendo animais podem ser feitos por outras razões, como mostrar agradecimento a Deus. Isto refuta a ideia que só porque um animal é morto, que ele deve tomar a punição de alguém. E desde que este famoso exemplo do AT prefigurou o Pai enviando o Filho para sacrifício, então esta poderosa prefiguração aponta contra Jesus sendo um substituto penal também.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s