Traduções Crédulas: Cinco Questões sobre Predestinação – Questão No. 3: Como?

Padrão

Cinco Questões sobre Predestinação

Questão No. 3: Como?

 

por Christopher Chapman

Tradução: Credulo from this WordPress Blog

Questão: Como alguém se torna membro do povo predestinado de Cristo?

 

Resposta: Crendo no Evangelho de Jesus Cristo

Quando nós falamos sobre indivíduos sendo parte do povo escolhido de Deus no Antigo Testamento, Israel, por causa de seu relacionamento com Abraão, não é difícil para nós entender a natureza de tal relacionamento. Eles foram relacionados a ele porque eles tinham este sangue correndo nas veias. Mas quando discutimos a natureza do relacionamento entre Cristo e sua Igreja não estamos falando de ascendência física. O povo de Deus no Novo Testamento não é determinado pela sua raça, mas pela sua fé.

[13] no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa,

[14] o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.

{Efésios 1:13-14 Almeida Recebida}

 

porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial;

{Hebreus 3:14 Almeida Recebida}

 

[12] Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;

[13] os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

{João 1:12-13 Almeida Recebida}

Nos tempos do Antigo Testamento, para ser considerado um membro de planos direitos de Israel, e compartilhar das bênçãos prometidas ao povo de Abraão, você precisaria ter pelo menos um parente judeu. Naqueles dias uma pessoa nascia membro do povo escolhido de Deus. Mas na era do Novo Testamento nos tornamos membros do povo escolhido de Deus mediante fé. Nós somos “incluídos em Cristo” quando ouvimos e cremos no Evangelho. Somos conectados a Cristo, e compartilhamos sua situação de eleito, mediante fé. Podemos estar confiantes que somos parte do povo escolhido de Deus porque cremos em Jesus. Fomos escolhidos mediante Cristo; e estamos nele mediante fé!

Pedro, citando o Antigo Testamento, diz “Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será envergonhado”{1Pe 2:6 AR}. E Paulo confirma isto em Gálatas 3:8 quando ele diz “Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações”.

Bem antes de Cristo vir à terra Deus revelou seu plano de escolher um povo relacionado entre si pela sua fé. Ainda que Deus não predestine quais indivíduos seriam membros do Corpo de Cristo, ele determinou de antemão como alguém poderia se tornar membro deste povo santo.

Um dos mais lamentáveis erros do calvinismo é a doutrina da eleição incondicional. Esta doutrina ensina que antes do mundo ter início Deus predestinou que indivíduos ele concederia vida eterna, e quais ele abandonaria à morte em seus pecados. De acordo com esta perspectiva Deus não escolheu indivíduos por causa de sua conexão com Cristo mediante fé, mas meramente porque isto foi o que ele decidiu desde a fundação do mundo. Ele estabelece que Deus escolheu os homens sem qualquer condição discernível, mas apenas porque foi seu direito divino escolher quem vive e quem morre. Isto contradiz o testemunho do Novo Testamento que faz fé em Cristo a condição para conexão a Cristo, seu povo, e herança eterna preparada para seus filhos. A eleição por Deus de indivíduos não é baseada nas boas obras das pessoas, mas é baseada na aceitação de seu Filho pela fé. Eleição soberana é baseada em uma clara condição, não em um plano misterioso de Deus.

Anúncios

2 comentários sobre “Traduções Crédulas: Cinco Questões sobre Predestinação – Questão No. 3: Como?

  1. Pingback: Traduções Crédulas: Predestinação por Christopher Chapman (INDEX) | credulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s