Traduções Crédulas: Por que Deus É Longânimo (Não Querendo que Ninguém se Perca)?

Padrão

2Pedro 3:9 mais uma vez? Pois é! A pergunta é simples: Deus está esperando o quê, afinal?

Por que Deus É Longânimo (Não Querendo que Ninguém se Perca)?

 

por Matthew on CounteringCalvinism
Tradução: Credulo from this WordPress Blog

 

Existe um mantra comum entre os calvinistas que diz `Regeneração precede fé’. É um sumário conciso do ensino calvinista que antes que um homem possa ter fé em Deus, Deus deve primeiro regenerar esta pessoa. O argumento padrão é algo como, `O homem natural é tão depravado que ele é incapaz de aceitar as coisas de Deus, a não ser que Deus irresistivelmente mude o coração do homem'[1].

Mas se é de fato verdadeiro que antes que um homem possa responder a Deus, Deus deve irresistivelmente causar a regeneração deste homem, então eu devo perguntar, Por que então Deus é longânimo não querendo que ninguém pereça (2Pe 3:9)? O que Ele está esperando? Deus é longânimo Consigo Mesmo, enquanto Ele espera por Si Mesmo para causar irresistivelmente a regeneração do homem? O fato que Deus é longânimo para conosco pressupõe responsabilidade humana, a saber, responsabilidade de se arrepender dos pecados e responder ao Evangelho. Não faz sentido, portanto, Deus ser longânimo para conosco (um ato que pressupõe responsabilidade humana), enquanto ao mesmo tempo retendo a graça que o homem necessita a fim de responder ao Evangelho. Ou pondo de outra forma, não faz sentido para Deus represar a graça que o homem necessita para responder ao Evangelho, enquanto ao mesmo tempo sendo longânimo para com a humanidade, não desejando que ninguém pereça.

Então por que Deus é longânimo, não desejando que ninguém pereça? Porque o homem tem a responsabilidade individual de responder ao Evangelho. Deus não crerá por nós; Ele não se arrependerá por nós. A responsabilidade de se arrepender e crer no Senhor Jesus é do homem, e do homem somente[2]. A.W. Tozer escreve,

    Deus pode tomar nove passos até nós, mas não tomará o décimo. Ele nos inclinará ao arrependimento, mas Ele não pode fazer nosso arrependimento por nós. É da essência do arrependimento que ele só pode ser feita por aquele comprometido com o ato de se arrepender. Deus pode esperar pelo pecador; Ele pode reter o julgamento; Ele pode exercer longanimidade ao ponto de aparentar negligência em Sua administração judicial; mas Ele não pode forçar um homem ao arrependimento.  [Tozer, ‘The Freedom of the Will’, in That Incredible Christian]

_________________________________________________________________________________________________________________________________

NOTAS DE RODAPÉ

[1] A posição arminiana é semelhante a esta, mas não idêntica. A posição arminiana é: o homem, devido sua natureza depravada e pecaminosa, é incapaz de aceitar as coisas de Deus, exceto se Deus primeiro der ao homem a graça capacitante (também chamada Graça Preveniente) para responder. A diferença entre o calvinista e o arminiano é que o calvinista vê a graça de Deus como irresistível, enquanto o arminiano a vê como resistível.

[2] O calvinista muito provavelmente objetará a isto dizendo algo como `Se a salvação depende da aceitação do Evangelho pelo homem, então salvação é (pelo menos parcialmente) obra do homem. Se fé precede regeneração, então o homem iniciou ou causou sua salvação’.

Mas esta objeção é doentia. Como pode a resposta do homem ser causa iniciatória? A própria ideia de resposta pressupõe que há uma causa iniciatória que deve ser respondida. A resposta do homem é prova certa que o homem não causa sua salvação, pois é somente mediante iniciativa de Deus em prover Sua graça capacitante (preveniente) que o homem pode responder ao Evangelho.

Anúncios

Um comentário sobre “Traduções Crédulas: Por que Deus É Longânimo (Não Querendo que Ninguém se Perca)?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s