Traduções Crédulas: O Uso de Oseias 11:1 em Mateus 2:15 – Pano de Fundo e Visão Geral das Passagens Pertinentes: Mateus 2:15 – Visão Global de Mateus 2

Padrão

Pano de Fundo e Visão Geral das Passagens Pertinentes

Mateus 2:15

Visão Global de Mateus 2

Capítulo 2 está inserido no contexto destes capítulos anteriores. Capítulo 2 descreve tanto uma reação positiva quanto uma negativa à identidade messiânica de Cristo. A reação positiva envolve a visitação dos Magos para o propósito de adorar o rei recém-nascido (2:1-12). A reação negativa envolve o desejo de Herodes em matar o Cristo bebê a fim de preservar seu próprio trono (2:13-23). Mateus provavelmente inclui estas reações polarizadas a fim de prefigurar ambas a crescente rejeição judaica e a aceitação gentílica que seriam caracterizadas durante sua boa nova.

Após Deus alertar os magos em sonho para não retornar a Herodes, Deus emitiu um alerta semelhante para José. Ele foi instruído a tomar sua família e partir para o Egito. Provavelmente este refúgio geográfico particular foi selecionado porque o Egito era relativamente próximo e já existiam judeus vivendo naquela região (Jr 43:7, 44:1; At 2:10, 6:9, 18:24). Portanto havia amigos disponíveis no Egito a quem a família real poderia chamar por ajuda[16]. No Antigo Testamento, Egito tipicamente providenciava um refúgio para os judeus (Gn 42-50; 1Rs 11:40; Jr 26:21-23, 43:7). Egito também proveria asilo para os judeus durante a guerra macabeia[17].

Mateus é claro que a saída de Cristo para o Egito cumpriu a profecia. O uso por Mateus de ινα πληρωθη enquanto citando Oseias 11:1 indica que a partida de Jesus para o Egito era em algum sentido o cumprimento de Oseias 11:1. É também digno notar que a citação por Mateus de Oseias 11:1 vem do MT em vez da LXX. Por razões que serão explicadas mais tarde, Mateus provavelmente citou o MT porque sua leitura acomodava melhor o propósito teológico de Mateus que a LXX[18]. Enquanto vivendo no Egito, os refugiados receberam notícia que Herodes morrera e portanto José moveu sua família do Egito para Nazaré (Mt 2:19-26).

Em suma, ainda que uma leitura limpa de Oseias 11:1 indique que o verso não precisa de cumprimento e sequer está discutindo o messias vindouro, o uso por Mateus da citação indica que a partida de Deus para o Egito cumpriu Oseias 11:1. Em outras palavras, apesar de o uso por Mateus da fórmula de cumprimento não ser resultado exegético de Os 11:1, ele conectou a ida de Cristo para o Egito com a experiência do Êxodo do Egito para Israel. Como e em que bases Mateus espera ver os eventos históricos circundando o Êxodo cumpridos na infância de Cristo? Tentar responder esta questão será agora retomada nas seções subsequentes deste paper.

NOTAS DE RODAPÉ

[16]William Hendriksen, Exposition of the Gospel According to Matthew (Grand Rapids: Baker, 1973), 177.
[17]Hill, The Gospel of Matthew, 84; See also Josephus, Ant 12.9.7.
[18]Ibid., 85.

Anúncios

Um comentário sobre “Traduções Crédulas: O Uso de Oseias 11:1 em Mateus 2:15 – Pano de Fundo e Visão Geral das Passagens Pertinentes: Mateus 2:15 – Visão Global de Mateus 2

  1. Pingback: Traduções Crédulas: Oseias 11:1 e Mateus 2:15 – INDEX | credulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s