Traduções Crédulas: O Uso de Oseias 11:1 em Mateus 2:15 – Pano de Fundo e Visão Geral das Passagens Pertinentes: Mateus 2:15 – Pano de Fundo Histórico de Mateus 2:15

Padrão

Pano de Fundo e Visão Geral das Passagens Pertinentes

Mateus 2:15

Pano de Fundo Histórico de Mateus 2:15

Ao contrário de João que revela expressamente o propósito de seu evangelho (Jo 20:31), o evangelho de Mateus não fornece nenhuma afirmação semelhante de propósito. Porém, a maior parte concordaria que Mateus selecionou, anotou, e arranjou eventos da vida e ministério de Cristo a fim de demonstrar à sua audiência judaica que Cristo era verdadeiramente o tão aguardado messias davídico falado no Antigo Testamento[14]. Toussaint sumariza melhor o duplo propósito de Mateus, que ele vê como não apenas demonstrando aos judeus que Cristo é o rei davídico mas também oferecendo-lhes uma explanação de por que o reino não se materializou da maneira que eles esperavam se Cristo verdadeiramente era o rei davídico[15].

Mateus 2:15 é encontrado na parte inicial do livro, que foca nas narrativas de infância bem como no ministério e vida iniciais de Cristo. Enquanto avançamos esta seção do livro, vemos Mateus selecionando e organizando seu material de forma a efetuar seu primeiro propósito de identificar Cristo como o tão esperado messias davídico. Por exemplo, Mateus atribui a Cristo um título conectando-O às alianças abraâmica e davídica (1:1). A apresentação por Mateus da genealogia de Cristo também anexa Cristo a estas alianças (1:2-17). Mateus também identifica Cristo unicamente descrevendo Seu nascimento miraculoso (1:18-25), batismo (3:1-17), e resistência sob a tentação (4:1-11).

NOTAS DE RODAPÉ

[14]David Hill, The Gospel of Matthew, New Century Bible Commentary, ed. Ronald E. Clements (Grand Rapids:Eerdmans, 1972), 43.
[15]Stanley D. Toussaint, Behold the King (Portland: Multnomah Press, 1980), 18.

Anúncios

Um comentário sobre “Traduções Crédulas: O Uso de Oseias 11:1 em Mateus 2:15 – Pano de Fundo e Visão Geral das Passagens Pertinentes: Mateus 2:15 – Pano de Fundo Histórico de Mateus 2:15

  1. Pingback: Traduções Crédulas: Oseias 11:1 e Mateus 2:15 – INDEX | credulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s