Traduções Crédulas: O Uso de Oseias 11:1 em Mateus 2:15 – Pano de Fundo e Visão Geral das Passagens Pertinentes: Oseias 11:1 – Pano de Fundo Histórico de Oseias 11

Padrão

Pano de Fundo e Visão Geral das Passagens Pertinentes

Oseias 11:1

Pano de Fundo Histórico de Oseias 11

Oseias foi um profeta para o norte de Israel que profetizou durante seus últimos anos. A janela de tempo do ministério de Oseias é indicada mediante sua menção a vários reis para os quais ele profetizou. De acordo com Oseias 1:1, os reis ao sul incluíam Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, e o rei do norte era Jeroboão II. Portanto, é seguro dizer que Oseias profetizou perto de 40 anos entre 760 até 722 AC. Oseias provavelmente iniciou seu ministério durante a porção final do reinado de Jeroboão II e continuou até Israel cair diante dos assírios em 722 AC[3]. Quando Oseias profetizou, os dez reinos experimentaram proeminência militar e prosperidade econômica debaixo de Jeroboão II[4]. Infelizmente, experimentar tal prosperidade não contribuiu para o benefício espiritual do povo já que eles começaram a atribuir sua prosperidade a Baal em vez de Yahweh[5]. Consequentemente, sincretismo e adoração a Baal se proliferaram em Israel. Portanto, no decorrer do livro, Oseias denuncia o baalismo e alerta das maldições da aliança que foram destinadas a vir sobre a nação devido sua violação da dos termos da aliança mosaica (Dt 28:15-68).

O Livro de Oseias consiste de diversos ciclos (1:1-2:1; 2:2-23; 3; 4-14) com cada ciclo enumerando os pecados da nação, e a restauração final esperando a nação após seu retorno aos termos da aliança mosaica[6]. Oseias 11:1 é encontrado no ciclo final, que consiste de uma acusação da aliança contra Israel. Neste ciclo final, Deus toma a nação para a corte por violação dos termos da aliança [7]. Os capítulos que precedem imediatamente o capítulo 11 (9 a 10) detalham o pecado e malignidade da nação. Capítulo 11 continua os mesmos temas mas a fim de contraste. Em acréscimo ao pecado e julgamento, capítulo onze também foca no amor de Deus e plano final de restaurar a nação. A maioria dos comentários divide o capítulo 11 em três seções. Os versos de 1 a 4 descrevem o amor de Deus pela nação apesar de seu pecado. Versos de 5 a 7 descrevem o iminente julgamento que estava em vias de vir à nação como resultado de seu pecado. Versos de 8 a 11 descrevem a natureza temporal de tal julgamento e como Deus finalmente restaurará a nação.

NOTAS DE RODAPÉ

[3] Charles Dyer and Gene Merrill, Old Testament Explorer, Swindoll Leadership Library, ed. Charles R. Swindoll and Roy B. Zuck (Nashville: Word Publishing, 2001), 722.
[4] Robert B. Chisholm, “Hosea,” in The Bible Knowledge Commentary: Old Testament, ed. John F. Walvoord and Roy B. Zuck. 2 vols. (Colorado Springs: Chariot Victor Publishing, 1985), 1377.
[5] Dietrich Ritschl, “God’s Conversion,” Interpretation 15 (1961): 288.
[6] Dyer and Merrill, Old Testament Explorer, 723.
[7] Ibid., 729.

Anúncios

Um comentário sobre “Traduções Crédulas: O Uso de Oseias 11:1 em Mateus 2:15 – Pano de Fundo e Visão Geral das Passagens Pertinentes: Oseias 11:1 – Pano de Fundo Histórico de Oseias 11

  1. Pingback: Traduções Crédulas: Oseias 11:1 e Mateus 2:15 – INDEX | credulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s