Traduções Crédulas: Como a Glória de Deus Pode Ser Diminuída no Calvinismo?

Padrão

É, uma pergunta interessante. Como numa teologia determinista, as coisas podem ser piores ou melhores do que são? Se nada é diferente, por que a comparação? Por que, por exemplo, reclamar que nossa ‘conduta’ e ‘escolhas’ diminuem a glória de Deus, se Deus decide unilateralmente como aumentar Sua glória?

Este é o assunto deste post: uma auto-contradição.

Como a Glória de Deus Pode Ser Diminuída no Calvinismo?

por Kangaroodort from ArminianPerspectives
Tradução: Credulo from this WordPress Blog

O calvinista John MacArthur em seu artigo “Por que Todo Calvinista Deveria Ser Premilenista”, escreve:

É impossível entender completamente o ensino bíblico sobre o fim dos tempos à parte do entendimento do futuro de Israel, o futuro dos judeus étnicos no plano de Deus. E se você não consegue encaixar Israel direito, então sua escatologia é confusa e você não pode ser abençoado e não poderá dar a Deus a glória apropriada e você não pode ter uma completa esperança para o que vem pela frente de tal forma que Sua glória é diminuída, seus rejúbilo e bênção são diminuídas também. (ênfase minha)

Eu estava sob a impressão que no calvinismo tudo leva à glória de Deus. Ele irresistivelmente controla todas as coisas de acordo com Seu decreto secreto eterno para o propósito final de maximizar Sua própria glória. Mesmo Seu decreto de reprovar a maior parte da humanidade é para o bem de Lhe trazer máxima glória. Os pecados que Ele causa as pessoas cometerem de acordo com Seu decreto secreto são para Sua glória. Tudo é causado por Ele a fim de Lhe trazer glória definitiva. Como pode então alguém diminuir a Sua glória se as pressuposições do calvinismo são verdadeiras? E como MacArthur explicaria o fato que aquele que supostamente diminui a glória de Deus de fazê-lo de acordo com um irresistível e imutável decreto secreto eterno?

Então Deus causa as pessoas diminuírem Sua glória e isto tudo para o bem de Lhe trazer mais glória? Talvez seja algo como Deus irresistivelmente criando os vasos para o propósito de retrucar o Oleiro em Rm 9:19-20, e então os repreende por retrucarem o Oleiro. Mas se diminuir a glória de Deus de fato Lhe traz mais glória, então por que MacArthur se preocupam em que pessoas diminuirão a glória de Deus? Não estaria ele então diminuindo a glória de Deus ao reclamar daqueles que estão diminuindo a glória de Deus para a glória definitiva de Deus? Mas então o ato de MacArthur de diminuir a glória de Deus ao impedir as pessoas de diminuir a glória de Deus para glória definitiva de Deus deveria também trazer glória definitiva a Deus de todo jeito. Esta coisa é realmente confusa. Talvez eu tenha apenas entendido mal o calvinismo. Sintam-se livres para me corrigir na seção de comentários se for o caso.

Eu de fato concordo com MacArthur que podemos diminuir a glória de Deus. Penso que a Bíblia é clara neste ponto. Eu simplesmente não vejo como alguém pode adotar esta verdade à luz das maiores pressuposições subjacentes do calvinismo. É por esta razão que eu acho o calvinismo um sistema impossível de se viver na prática oi mesmo descrever em linguagem normal. Estou constantemente lendo afirmações como essa de calvinistas que simplesmente não parecem inteligíveis à luz das pressuposições calvinistas. Mesmo assim calvinistas continuam a falar como eles falam porque eles realmente vivem num mundo que não pode comportar a filosofia calvinista. E se o calvinismo está certo e eu errado então tudo isso (incluindo minha ignorância e mal entendimento do calvinismo) é somente para a glória de Deus de qualquer jeito em perfeita consonância com um decreto secreto eterno irresistível. Com isto em mente, não tentarei me esforçar demais.

Anúncios

Um comentário sobre “Traduções Crédulas: Como a Glória de Deus Pode Ser Diminuída no Calvinismo?

  1. Pingback: Traduções Crédulas: Pregue Reprovação e Pregue Firme! « credulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s