Traduções Crédulas: Atos 13:48 – Um Verso Calvinista? (Parte I de IV)

Padrão

Pense num comentário bíblico pastoral, sem tanto floreio teológico.

Eis aqui um comentário que achei recentemente no Facebook. Aqui Chris Chapman faz um caso bem interessante a favor do arminianismo neste trecho, e sem aquela pentelhação de vocábulo grego, voz média etc.

Atos 13:48 – Um Verso Calvinista? (Parte I de IV)

por Christopher Chapman
Tradução: Credulo from this WordPress Blog

[42] Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte.
[43] E, despedida a sinagoga, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a perseverarem na graça de Deus.
[44] No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
[45] Mas os judeus, vendo as multidões, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.
[46] Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios;
[47] porque assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra.
[48] Os gentios, ouvindo isto, alegravam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna.
[49] E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região.
[50] Mas os judeus incitaram as mulheres devotas de alta posição e os principais da cidade, suscitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos.
[51] Mas estes, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio.
[52] Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
{Atos 13:42-52 Almeida Recebida}

Os Pontos de Discussão com o Verso

Por muito tempo eu considerei Atos 13:48 o melhor verso-prova calvinista na Bíblia. Na realidade eu ainda penso que este deve ser o primeiro verso que todo calvinista cita em um debate. Como eu tenho pesquisado a internet por diversas interpretações neste verso eu vim a perceber que não sou o único não-calvinista que tem estado intrigado com este verso. E devo admitir que muitas das interpretações que eu tenho encontrado são menos que convincentes. Certas vezes as explicações saltam para discusões profundas sobre a gramática grega relacionada à palavra traduzida como “apontados” na ESV (destinados na AR). Até onde sei estas explicações podem estar corretas, mas como alguém ignorante do grego, tenho que tomar suas palavras por tal. Mas o que me deixa desconfortável é que tenho que tomar as palavras deles enquanto ignorando cada tradução bíblia reputável no mercado. Talvez eu seja muito conformista (jamais fui acusado disso!) para meu próprio bem, mas não posso confortavelmente ignorar todas as traduções bíblicas por uma tradução independente que favorece minha perspectiva teológica. Então, a interpretação que apresento nos próximos posts funcionará com qualquer tradução que eu conheça.

Antes de adentrar no que o verso diz, vamos observar porque eu, e muitos outros, a acham tão conveniente para uma interpretação calvinista. São três aspectos da do verso que o fazem favorável a uma perspectiva calvinista e aparentemente contrários ao arminianismo.

  1. A frase “tantos quantos” dá a clara implicação que está-se falando de indivíduos particulares em meio a um grupo de indivíduos. Para aqueles que pretendem encontrar o conceito bíblico de eleição corporativa neste verso, isto cria um grande obstáculo.
  2. A palavra grega geralmente traduzida por “apontados” ou “destinados” na maioria das traduções em inglês parece dar crédito à perspectiva determinística do calvinismo. O pensamento é que, se Deus decidiu, então os homens não têm nenhum papel genuíno no desenrolar do que Deus determinou que se tomasse lugar.
  3. A frase “creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna” parece implicar que o apontamento para a vida eterna é a causa deles crerem, desde que o “destinar” obviamente vem antes do “crer”. Para aqueles familiares com o arminianismo vocês rapidamente reconhecerão que isto está em desacordo com a ideia arminiana de eleição e salvação. É por causa da fé que uma pessoa é incluída nos eleitos de Deus e “destinada para vida eterna”.

Alguns podem sentir que existem muitos versos que parecem ter estes três pontos em comum com Atos 13:48 e eu concordo. Versos em João 6, Romanos 9 e Efésios 1 dividem um ou mais destes aspectos que eu apontei acima. Mas a grande diferença com aqueles versos e esse é que aqueles têm um contexto bem completo. Quanto maior o contexto circundando um particular verso, mais informação teremos sobre o significado intencionado do autor. As passagens em Romanos, Efésios, e mesmo João são bastante teológicas em sua natureza. Então temos bastante contexto ao redor para clarificar o ponto teológico que eles estão fazendo. Mas o capítulo 13 de Atos é primariamente uma narrativa histórica com alguns comentários teológicos lançados. Isto não quer dizer que o livro de Atos não seja teológico e nem que Lucas não seja teólogo, muito pelo contrário. Mas o propósito teológico de Atos é visto mediante o pano de fundo maior de sua narrativa histórica. O ponto teológico de Atos 13:48 à primeira vista não parece ter muito contexto teológico para esclarecer o que Lucas está tentando transmitir. Para mim, esta situação faz disso um verso ideal para usar em defesa do calvinismo. Um contexto robusto sempre foi o inimigo do calvinismo, e versos isolados sempre são sua fortaleza.

Apesar do fato que a passagem parece carecer de um claro contexto teológico, a interpretação do verso em questão depende muito da palavra traduzida por “destinados”. Conheço exatamente o suficiente de grego bíblico para saber que nada sei. E desde que falo três línguas distintas, todas de famílias de linguagem distintas, estou atento às sutilezas das linguagens em geral. Então eu estou bem ciente de que ao enfrentar tais passagens sou extremamente deficiente. Na realidade eu creio que a maioria das pessoas também o é, mas reconhecer nossas fraquezas é o primeiro passo para superá-las.

O Que O Verso Não Está Dizendo?

Esta série de posts não é escrita para calvinistas. Como sempre todos os meus irmãos são bem vindos para comentar seus pensamentos em meus posts. Mas eu não escrevi estes pensamentos para convencer calvinistas da minha visão. De fato estou bem certo que eles a acharão nada convincente dado que eu lerei no verso tanto quanto a interpretação reformada o faz. Em vez disso esta série foi escrita para ajudar os irmãos e irmãs não-calvinistas a verem que este verso não é um verso definitivamente calvinista como aqueles do meio reformado podem nos fazer acreditar. Meu conhecimento limitado do grego e minha dependência necessária de traduções alheias me deixa desconfortável e um tanto agnóstico sobre minhas conclusões. Mas os assuntos que discutirei no processo de trabalho mediante a minha interpretação são suficientes para encorajar-me de que estou no caminho certo.

Vamos olhar algumas coisas que não são afirmadas em Atos 13:48:

  1. Este verso não ensina os critérios ou método pelo qual Deus “destinou” indivíduos particulares para a vida eterna. Romanos 9 e Efésios 1 falam claramente as razões por que um é escolhido e o outro não (fé), mas este verso simplesmente diz que certas pessoas foram “ordenadas”. O verso assume eleição mas não dá as razões para a mesma. É claro que isso faz sentido, desde que Lucas está meramente dando um comentário teológico sobre um evento histórico, em vez de tentar ensinar sobre o assunto da eleição divina.
  2. Apesar de meus irmãos calvinistas provavelmente lutarão com unhas e dentes, deve ser reconhecido que este verso não afirma que a ordenação de certos indivíduos para a vida eterna é a causa da fé deles. É verdade que o apontamento para a vida eterna e a fé dos indivíduos está relacionada, mas este verso não diz que um causou o outro. “tantos quanto foram destinados à vida eterna” identifica e descreve quais indivíduos “creram”. Ele não diz que a fé deles os levou a serem destinados ou a destinação deles os levou à fé. Isto é lido no texto.Imagine esta sentença, “Todos quantos nasceram ruivos creram”. Quando tal asserção é feita, ninguém simplesmente assume que ter cabelo vermelho é a causa da fé. Isto apenas significa que as pessoas em questão tinham duas coisas em comum, cabelos ruivos e fé. Não se fala do relacionamento entre as duas qualidades. Então apesar de Lucas estar deixando claro que aqueles que creram são os mesmos que foram destinados à vida eterna, ele não vai além. Ele não nos afirma que um é a causa e o outro o resultado. Isto é lido em cima do texto devido a comprometimentos teológicas anteriores, a saber a doutrina calvinista de eleição incondicional.
  3. Eleição incondicional não é a única doutrina que é assumida nesta passagem por aqueles do lado reformado. Esta passagem também costuma ser citada como texto-prova das doutrinas da regeneração monergística e da graça irresistível. Calvinismo ensina que nenhum homem pode crer exceto se eles forem espiritualmente renascidos. E que uma vez renascidos eles não podem permanecer em descrença mas são irresistivelmente levados à fé. Este renascimento é crido como tomando lugar sem cooperação ou participação nenhuma da alma sendo “espiritualmente ressurreta”. Então toda vez que alguém crê no Evangelho, o calvinismo assume que a pessoa já havia sido regenerada. E é assumido que o indivíduo estava completamente passivo ao receber este novo nascimento. Seja lá que evidência escritural alguém possa apontar a fim de defender estas duas doutrinas fortemente correlatas, espera-se que todos possamos admitir que este verso não as ensina. Pois uma pessoa assumir que eles são implícitos porque a escritura os ensina em outro lugar é uma coisa, mas afirmar que elas são ditas em Atos 13:48 é outra bem diferente.

3 comentários sobre “Traduções Crédulas: Atos 13:48 – Um Verso Calvinista? (Parte I de IV)

  1. Rapaz, esses textos são muito bons. Embora eu frequente uma igreja calvinista há um ano (eu nem sabia que isso existia há um ano), eu simplesmente não consigo enxergar o mesmo que eles! Cara, ao ler a Bíblia sozinho eu nunca encontrei a tal TULIP em canto nenhum… ! E esse texto de Atos então, que só me faltavam esfregar na cara? Putz, que Deus me perdoe se eu estiver errado na minha fé, mas não consigo acreditar que Cristo só morreu por alguns e que Deus criou um mundaréu de gente só para vê-los queimar no inferno “por sua determinação”. Isso não entra de jeito nehum na minha cabeça.

    • Somos dois cara.
      Ultimamente venho pesquisando bastante sobre esse assunto. E também não consigo crer que Deus entregou seu único filho somente por alguns e os outros já foram predestinados a ir para o inferno.
      Diversas vezes na bíblia está escrito que Deus deu seu único filho para salvar a
      TODOS (1 Timóteo 2:4 ) (1 Timóteo 2:5-6 ), para salvar o MUNDO ( João 3:16-18 ).
      Creio que todos nós somos predestinados, no momento em que Jesus morreu na cruz, fomos libertos da prisão que é o pecado, e todos estão predestinados a salvação. Está ao alcance de todos, basta somente querer ou não. E como diz na bíblia, Deus quer que todos sejam salvos, afinal ele deu seu único filho para que o MUNDO fosse salvo.

      Vou dar um exemplo que li em um site, imagine que você fosse a uma prisão, e amasse tanto a todos os presos, que estaria disposto a pagar o preço mais alto possível, para torna-los livres. (Para Deus esse preço foi seu filho, Jesus). Agora me responda, quantos desses presos você gostaria de ver livres ? Imagino que TODOS, certo ? Agora imagine que um desses presos permaneça na prisão, por opção ? Você não ficaria triste por isso ? Pois você pagou o preço mais alto por eles ! Você quer que eles sejam livres !

  2. Pingback: Atos 13:48 por Christopher Chapman – INDEX | credulo

Deixe um comentário

