Traduções Crédulas: Perseverança dos Santos (12 de 13) – Filipenses 1:6

Padrão

Filipenses 1:6

[6]tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus,

Este verso então ensina aquele que começou na fé salvífica inevitavelmente continuará nesta fé até o “dia de Cristo Jesus”? Os advogados da segurança incondicional estão tentando tirar muito mais deste verso do que foi intendido por Paulo. Paulo estava confiante na obra de Deus sendo aperfeiçoada nos filipenses para quem ele escrevia porque ele tinha todas as razões para crer que eles perseverariam na fé. Paulo explica por que ele tem tal confiança neles: eles têm participado no ministério do Evangelho “desde o primeiro dia até agora”(Fp 1:5). Eles têm compartilhado na graça com Paulo ao apoiar seu ministério e apoiá-lo quando na prisão (1:7; 4:18, 19). Paulo está também confidente de que Deus completará sua obra neles porque ele está orando por eles e confiando em Deus pelo seu nome (1:3, 9-11).

Dado que Paulo tinha toda razão para crer que eles continuariam em fé baseado no histórico deles, ele pode expressar sua confiança que Deus continuaria a trabalhar neles, desde que Deus não pode falhar em sua obra nos crentes. Todos os crentes que continuam em fé verão a obra de Deus aperfeiçoar-se em si no dia de Cristo Jesus. Paulo não está garantindo que eles alcançarão a glória mas apenas expressando sua confiança pessoal neles baseado em sua experiência do comprometimento deles para com o Evangelho de Jesus Cristo. Porém, a confiança de Paulo é vista como sendo uma confiança cautelosa no que ele alerta-os a continuar seguindo seu exemplo de espírito único de compromisso com o Evangelho de Cristo a fim de que eles não comecem a focar, em vez disso, nas coisas do mundo e se tornem inimigos da cruz (Fp 3:17-19). Paulo ainda expressa preocupação que ele possa ainda retornar a eles e não encontrá-los permanecendo firmes em Cristo, e por esta razão encoraja-nos a continuamente conduzir a eles mesmos de maneira digna do Evangelho (Fp 1:27). Nos versos 12-13 vemos que Paulo tem razões para confiar neles desde que sempre obedeceram, e ainda os admoesta a continuar a efetuar a salvação com temor e tremor (2:12). Se sua destinação fosse garantida, não deveria haver motivos para temer (conf. Rm 11:19-22). Ainda assim eles devem continuar a efetuar nossa salvação cedendo à obra de Deus dentro deles (2:13).

Filipenses 2:12-13 chega ao coração do assunto e provê o contexto primário pelo qual devemos entender os comentários de Paulo em 1:6. Deus completará Sua obra neles mas apenas enquanto eles continuarem a submeter-se a este operar dentro deles. Se eles continuarem a permitir a obra de Deus neles então Deus certamente trará tal obra à perfeição (completando-a) no dia de Cristo Jesus. Não podemos fazer esta obra em nós mesmos, Deus deve fazê-la. Não podemos sequer ceder à obra de Deus em nós por nós mesmos, mas podemos fazer todas as coisas nEle que nos fortalece. Ainda somos chamados para em temor nos submeter à obra de Deus e não há nada nas palavras de Paulo que sugeriria que não possamos resistir a tal obra e falhar em vê-la trazida à perfeição em nós. De fato Fp 2:13 sugere exatamente o oposto.

Anúncios

Um comentário sobre “Traduções Crédulas: Perseverança dos Santos (12 de 13) – Filipenses 1:6

  1. Pingback: Traduções Fracionadas: Perseverança dos Santos (12 de 13) – Índice « credulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s