Traduções Crédulas: Perseverança dos Santos (12 de 13) – Romanos 8:28-30

Padrão

Romanos 8:28-30

[28] E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
[29] Porque os que previamente conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
[30] E aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.

A afirmação é que esta passagem apresenta uma cadeia inquebrável da predestinação até a glorificação. O problema é que a passagem e ponto algum afirma que tal jornada é uma garantia do início ao fim. A passagem está falando daqueles que já foram glorificados e descreve o processo pelo qual eles atingiram tal objetivo. Quem são os que Deus tem glorificado? O verso 28 nos informa que são aqueles que amam a Deus e são chamados de acordo com Seu propósito. Aqueles que amam a Deus (crentes) são chamados e predestinados para serem conformes à imagem de Cristo (o “propósito” final de Deus para o crente). A passagem não aborda descrentes, mas crentes. Ela não nos fala que Deus predestinara certos descrentes a se tornarem crentes. Em vez disso, está descrevendo o destino final daqueles que amam a Deus.

A interpretação calvinista falha em duas áreas importantes. Primeiro o calvinista assume que o “chamou” do verso 29 é um “chamado” para salvação. A maneira que “chamado” é usado no verso 28 sugere outra coisa. No verso 28 Paulo parece usar a palavra com relação ao propósito de Deus ser cumprido em crentes (aqueles que O amam). Parte de tal chamado é suportar as dificuldades e perseguições em favor do Evangelho. Pedro usa a mesma linguagem,

[20] Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.
[21] Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. {1Pedro 2:20-21 Almeida Recebida}”

Este é exatamente o ponto de Paulo. Crentes são chamados a seguir os passos de Cristo (o que inclui sofrimento) mediante os quais eles serão conformes à Sua imagem. O chamado é de crentes para suportar o sofrimento pelo bem de Cristo serem conformes à Sua imagem. para isso eles foram predestinados, porque Deus determinou desde a eternidade que crentes deveriam completar seu chamado em Cristo (Rm 8:17-18). Esta interpretação harmoniza-se perfeitamente com as ênfases contextuais dos versos 28-39 (veja o tratamento dos versos 38-39 acima).

Segundo, a interpretação calvinista assume que predestinação é o primeiro passo do processo mas Paulo se assegura de enfatizar que aqueles que Deus predestinou são aqueles a quem Ele “previamente conheceu”. Novamente, isto suporta a ideia que crentes somente estão em vista ao longo desta passagem, porque Deus não pode ‘prévia e afetuosamente tratar como Seu’ nenhum pecador exceto se Ele pré-conhecê-lo em Cristo, e vê-lo como crente em Cristo” (James Arminius citado por Robert Picirilli in Grace, Faith, Free Will, pg. 78). Eleição e predestinação são em Cristo e somente crentes vêm a estar em Cristo (Ef 1:4-5,11,13). Mesmo se o chamado do verso 29 fosse para salvação, isto não indicaria que todos que são chamados são também justificados e glorificados porque Paulo só tinha em mente crentes que perseveram (suportam dificuldades e perseguição) para glorificação (Rm 8:17-18, conf. Fp 1:29). Em lugar algum a passagem sugere que todos que creem inevitavelmente perseverarão para a perseverarão para salvação final (glorificação). Justamente como tantos textos-prova calvinistas pela perseverança inevitável a ausência de uma condição estabelecida não necessita a conclusão que o processo sendo aqui descrito é incondicional.

Anúncios

3 comentários sobre “Traduções Crédulas: Perseverança dos Santos (12 de 13) – Romanos 8:28-30

  1. Pingback: Traduções Fracionadas: Perseverança dos Santos (12 de 13) – Índice « credulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s