Traduções Crédulas: A Ordem da Fé e Eleição no Evangelho de João: Vós não credes pois não sois das minhas ovelhas – I.A

Padrão

A Ordem da Fé e Eleição no Evangelho de João: Vós não credes pois não sois das minhas ovelhas

Parte I – Introdução e Pano de Fundo Teológico

A. Uma Mensagem Preocupante

Quando eu era estudante num seminário no final dos anos 80, eu vividamente lembro de uma mensagem pastoral apresentada por John Piper, um notório estudioso e pastor calvinista, no qual ele fez um habilidoso e convincente uso de João 8:47, 10:26 e passagens correlatas do Evangelho de João para argumentar a favor da visão calvinista reformada da eleição incondicional particular. Naquela época, não tinha meios em minha própria mente para refutar seus argumentos. Apenas recentemente neste ponto de minha vida eu fiz a transição do calvinismo para o arminianismo, então a passagem de Piper me deixou preocupado, para dizer o mínimo. Porém, há tanta evidência independente a favor do arminianismo que eu simplesmente escamoteei o quebra-cabeça joanino em miminha mente até um momento posterior. Exposições subsequentes a tentativas arminianas de abordar as expressões de Jesus sobre a iniciativa divina no Evangelho de João, tais como as dadas por Shank, pareciam inadequadas (veja a seção C abaixo), e as questões fundamentais originalmente agitadas pela análise de Piper permaneciam.

Suspeito eu que existam outros arminianos por aí que, como eu, têm lutado com a questão de como resolver algumas das afirmações de Jesus no Evangelho de João para o pensamento arminiano. É minha esperança que neste presente ensaio eles possam encontrar uma resposta racional e hermeneuticamente confiável a esta questão. Este ensaio intenciona servir como um acompanhamento ao meu ensaio prévio “Eleição em Romanos Capítulo Nove” e um ensaio planejado para o futuro “Eleição em Efésios Capítulo Um”, estes respresentando duas outras passagens escriturais que têm geralmente sido adotadas para prover apoio particularmente convincente para a doutrina reformada calvinista.

Um comentário sobre “Traduções Crédulas: A Ordem da Fé e Eleição no Evangelho de João: Vós não credes pois não sois das minhas ovelhas – I.A

  1. Pingback: Traduções Crédulas: Evangelho de João por Robert Hamilton (INDEX) « credulo

Deixe um comentário

