Traduções Crédulas: Eleição em Romanos 9 – Passagem Definitiva

Padrão

Eleição em Romanos Capítulo 9

Passagem Definitiva

Entre as passagens da Escritura mais comumente citadas a favor da concepção calvinista/reformada da salvação (p.ex. Efésios 1:3-14 e várias afirmações de Jesus no Evangelho de João vêm à mente como passagens-bastião para o calvinismo nesse quesito), Romanos capítulo nove é considerada por muitos a passagem definitiva, particularmente acerca da doutrina da eleição incondicional, particular de indivíduos para salvação. O próprio Calvino referia a Romanos 9:6-24 como “aquela memorável passagem de Paulo que sozinha deve facilmente compor toda a controvérsia [acerca da predestinação] entre sóbrios e aquiescentes filhos de Deus” (Concerning the
Eternal Predestination of God, Translated by J. K. S. Reid. London: James Clarke & Co., Ltd.,
1961. 5:3). Muitos outros desde então tem concordado com Calvino, assumindo que as palavras do Apóstolo Paulo em Romanos capítulo nove desferem um golpe fatal no arminianismo e todas as formas de sinergismo entre Deus e o homem em matéria de salvação.

Vários teólogos arminianos, porém, têm notado as dificuldades remanescentes com a abordagem calvinista padrão de Romanos capítulo nove. Talvez a maior dificuldade desse gênero é como reconciliar o entendimento calvinista de Romanos 9:6-24 com o restante de Romanos, em especial com o capítulo onze, aonde há claras indicações que a eleição divina para salvação deve ser entendida em termos contingentes em vez de absolutos (veja, e.g., Robert Shank’s comments, Elect in the Son, Minneapolis, MN: Bethany House Publishers, 1970, 1989, pp. 117ff)[1].

Neste ensaio eu ofereço uma exegese detalhada de Romanos capítulo nove, bem como exegeses de passagens correlatas (por exemplo, Romanos capítulo onze) que fornecem contexto crítico para Romanos capítulo nove. É minha crença que calvinistas têm fundamentalmente interpretado erroneamente as intenções de Paulo nessa passagem crucial da Escritura. Tendo dito isto, gastarei muito pouco tempo nesse ensaio criticando direta ou formalmente a interpretação calvinista dessa passagem (ou outra interpretação existente, para o caso de), mas tentarei focar o próprio texto bíblico, permitindo interpretações teológicas relevantes se desdobrando pelo caminho. Portanto, assumo neste ensaio uma familiaridade básica com a doutrina calvinista da eleição incondicional particular por parte do leitor. Uma vez que eu tenha estabelecido aqui o que eu creio ser a mais convincente interpretação de Romanos capítulo 9, espero então em um futuro ensaio comparar e contrastar minha abordagem mais diretamente com outras exegeses publicadas que difiram da minha própria (p.ex. aquelas de Calvino, Arminius, Shank, Piper, Reymond, Schreiner)[2]

O arremate da interpretação pela qual eu argumentarei neste ensaio é que a massa de Romanos capítulo 9, que lida com a dispensação unilateral não-contingente de Deus, por um lado, e do endurecimento, por outro lado, referem-se não somente à salvação última (como calvinistas argumentam) mas de fato à dispensação soberana da graça (resistível) particular (veja definições abaixo), especificamente aos descendentes físicos de Israel como os recipientes dos oráculos de Deus (Romanos 3:2). Quando Paulo depois na passagem lida de fato com a dispensação divina da graça salvífica (em 9:22f e capítulo onze), é claro que tal graça salvífica é dispensada contingente à fé, como os arminianos argumentam.

Anúncios

Um comentário sobre “Traduções Crédulas: Eleição em Romanos 9 – Passagem Definitiva

  1. Pingback: Traduções Crédulas: Romanos 9 por Robert Hamilton (INDEX) | credulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s