Traduções Crédulas: William Lane Craig sobre Sentido Composto e Sentido Dividido

Padrão

Este é um post mais distante do teor dos outros. Estou traduzindo alguns posts do ArminianChronicles (aliás, o Dan Chapa é muito gentil em seus comentários, hehe!). Tem alguns temas acerca de molinismo que eu só encontrei por lá, então traduzirei eles por aqui.

Este fala acerca de um par de termos, in sensu composito e in sensu diviso. Neles, repousa um pouco da teoria do conhecimento médio. Também há outros posts acerca disto, os quais vou traduzindo enquanto der.

William Lane Craig sobre Sentido Composto e Sentido Dividido

by Godismyjudge from ArminianChronicles
Tradução: Credulo from this WordPress Blog

Ao se abordar a questão de se está no poder de alguém evitar um evento futuro, é importante manter clara a distinção entre sensus divisus e sensus composites. In sensu composito eu não posso evitar um evento futuro, porque isto é auto-contraditório. Mas in sensu diviso eu posso evitar algum evento futuro, porque eu tenho poder contra-causal sobre eventos futuros. Semelhantemente não está no poder de alguém modificar um evento passado in sensu composito porque isto é auto-contraditório. Desde que causação reversa é metafisicamente impossível, não está geralmente em nosso poder afetar o passado mesmo in sensu diviso, portanto gerando nossas intuições de inalterabilidade do passado como defronte para o futuro. Mas aonde o que é passado é condicionado pelo que é futuro (por exemplo, proposições contingentes futuras sendo antecedentemente verdadeiras), eu tenho poder de agir de tal maneira que o passado seria diferente do que de fato ele fora. (Craig. Divine Foreknowledge and Human Freedom. p 159)

Deixe um comentário

